
Segundo um estudo pessoas mais generosas têm maior probabilidade de depressão
Apesar dos indícios, ainda não se sabe qual a conexão neural responsável por relacionar a desigualdade económica à depressão.
Um novo estudo aponta que um dos factores que pode desencadear a depressão é justamente o facto de sermos pessoas generosas demais ou bondosas.
A descoberta publicada esta semana pela Nature Human Behaviour refere-se a uma pesquisa realizada a respeito da percepção da desigualdade. Para medir isso, os pesquisadores analisaram o comportamento de um grupo de 343 participantes durante um jogo económico propositadamente injusto.
Entre as regras do jogo, os participantes poderiam escolher prémios a ser usufruídos por individualmente ou partilhados com o grupo cada oferta incluía uma divisão diferente do valor.
O estudo demonstrou que aqueles indivíduos que tinham mais tendência a partilhar os prémios com os outros jogadores e, portanto, seriam mais altruístas estavam também mais predispostos a desenvolver depressão.
Apesar dos indícios, ainda não se sabe qual a conexão neural responsável por relacionar a desigualdade económica à depressão.
De acordo com o estudo, a actividade na amígdala e no hipocampo diante de situações desiguais era mais alta nos jogadores classificados como altruístas do que naqueles que apresentavam um perfil individualista. Ambas estruturas têm um papel importante no transtorno depressivo.