O smartphone pode estar a arruinar a tua vida! Se não acreditas vê isto e vais dar-me razão!

O smartphone pode estar a arruinar a tua vida! Se não acreditas vê isto e vais dar-me razão!

22 Setembro, 2015 0 Por admin3

Nos últimos anos, os telemóveis inteligentes se popularizaram bastante um pouco por todo o mundo, inclusive em Portugal. Os smartphones tornaram-se algo tão inseparável do homem, que a primeira coisa que a maior parte de nós faz ao acordar é dar uma espreitadela no smartphone, assim como também a última coisa que faz antes de adormecer.

smartphone_prejudica_saude_capa

Além disso, as redes sociais e vários tipos de aplicativos se tornaram praticamente essenciais. Usamos o telemóvel para ver a que horas passa o autocarro, para saber como chegar a determinado restaurante, ou para saber qual é a farmácia mais próxima, para encontrar um novo namorado ou namorada etc…

Com tudo isso, muita gente, incluindo-se os especialistas, começaram a questionar-se: será que esse uso constante dos smartphones não infere demais no dia-a-dia das pessoas? Dependendo da maneira como cada um usa o aparelho, ele pode estar desencadeando coisas negativas sim, como os que mostraremos a seguir. Eles foram indicados pela revista “Social Psychology”.

1 – Péssima memória

smartphone_prejudica_saude_1

Sabe o número de telefone das pessoas mais próximas de cor? Muitas pessoas sabem no máximo o telefone de casa ou da mãe. Como podemos conseguir qualquer número de contato em apenas um clique, não fazemos muita questão de saber quais são ou memorizá-los, o que acontecia antes.

Além de, de certa maneira, não estarmos treinando a memória como antes, não dar um segundo de descanso para o cérebro também pode ser um problema. Isso porque o cérebro precisa de um tempo para guardar uma memória e quando usamos o telemóvel sem parar não lhe damos esse tempo, o que faz com que a memória possa não ficar tão boa assim.

2 – Dormir mal

smartphone_prejudica_saude_2

Costuma ter problemas para adormecer? A insónia pode ser causada por vários motivos, inclusive pelo uso exagerado do telemóvel. Isso mesmo! Usar o smartphone antes de dormir pode fazer com que a libertação de hormónios que fazem bem para o sono seja prejudicada.

A razão para isso é que a luz emitida pelos dispositivos não permite que o corpo secrete a quantidade adequada de melatonina, que é o hormónio que nos induz a dormir e faz com que você acorde com disposição pela manha.

3 – Ficar menos inteligente

smartphone_prejudica_saude_3

Ter o telemóvel sempre por perto pode ser o motivo por trás do seu mal desempenho na escola ou por falhas que você comete durante o seu expediente, principalmente nas tarefas que exigem um raciocínio lógico.

A descoberta foi feita por Cientistas da Universidade de Southern Maine, que submeteram um grupo de voluntários a uma série de testes que requeriam pensamento lógico para a resolução de problemas.

Metade deles estava com o smartphone por perto, mas não ao alcance dos olhos, já a outra metade colocou o telemóvel sobre a mesa. Os que estavam com o telemóvel à vista, tiveram um resultado 20% mais baixo.

Além disso, outro dado revelado pelo teste apontou que o uso das redes sociais e ferramentas de busca nos smartphones faz com que as pessoas tenham um vocabulário menos diverso e menores habilidades de compreensão e leitura.

4 – Não ter amigos reais

smartphone_prejudica_saude_4

Outro malefício que os celulares estão a causar diz respeito a vida social. Já tentou conversar ou ter um momento em companhia com alguém que não largava o telemóvel? Essa situação é bastante comum hoje em dia. O grande problema é que quando não deixa de lado o telemóvel, as pessoas vão se distanciar.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Essex, pessoas que mantem o smartphone por perto durante uma conversa demonstram ser menos confiáveis e atentas, além de não apresentarem vontade de se aprofundarem numa amizade verdadeira.

5 – Ansiedade

smartphone_prejudica_saude_5

Quantas vezes por dia olha para o telemóvel para saber se alguém te mandou uma mensagem, colocou gosto em alguma foto, etc? Essa necessidade de saber o que está acontecendo nas redes sociais e verificar os aplicativos pode desencadear ansiedade.

Por isso muitas pessoas praticamente entram em desespero quando o telemóvel está prestes a ficar sem bateria e não podem recarregá-lo no momento. Grande parte das pessoas têm um verdadeiro vício pelo smartphone.

6 – Faixa exclusiva

smartphone_prejudica_saude_6

Os smartphones estão interferindo tanto na vida das pessoas, que já existe até mesmo uma faixa exclusiva para quem usa telemóvel. Em Chongqing, na China, um passeio de 165 metros foi dividido para passagem de pessoas e de pessoas com smartphone.

A faixa própria para quem está a usar o telemóvel foi uma medida para tentar evitar acidentes causados por pedestres distraídos com o aparelho.

Fonte: fatosdesconhecidos.com.br
Partilha nas redes sociais!

Partilhar:

Relacionados: