Tens o hábito de acender velas em casa? Nem imaginas o perigo que elas escondem! Quando souberes não o voltas a fazer!

Tens o hábito de acender velas em casa? Nem imaginas o perigo que elas escondem! Quando souberes não o voltas a fazer!

25 Janeiro, 2017 Não Por admin3

Muitas pessoas costumam acender velas em casa por diversos motivos, como para libertar um aroma ambiente, para alegrar o ambiente, para dar um toque especial na decoração, entre outros… Mas o que elas não sabem é o perigo que essas velas escondem para a nossa saúde!

Um dia, recentemente, a jovem mãe de Nova Jersey (EUA), Meghan Budden, viu pequenos pontos de poeira num lenço, após assoar o nariz. Depois, ela encontrou poeira semelhante dentro do nariz do seu bebé, enquanto o amamentava. De onde isso poderia ter vindo?

Ela viu tudo o que tinha feito nas últimas horas e dias e onde eles tinham estado. Ela nem precisou procurar muito, apenas em cima da bancada ali perto.

Na noite anterior, Megan tinha acendido algumas velas aromáticas e as deixou acesas por seis horas. Ela encontrou a embalagem em que elas vinham e leu o rótulo. Lá estava um aviso do fabricante a dizer que as velas não devem ser acesas por mais do que três horas de cada vez. Quando queimam por mais tempo, elas começam a produzir fuligem.

A fuligem pode parecer uma pequena poeira, mas é um dos agentes químicos causadores da asma e da bronquite crónica além de desencadear doenças coronarianas hereditárias e outros problemas respiratórios. De acordo com estudos de segurança industrial, a fuligem pode causar 20.000 mortes prematuras ao ano, apenas nos EUA, isso sem mencionar os 300.000 ataques de asma.

Se Megan não tivesse notado a sujidade e percebido de onde ela surgiu, eventualmente ela e seu bebé estariam em perigo. Eles poderiam não ter notado no dia seguinte ou na próxima semana, mas o dano acumula-se e causa sérios problemas a longo prazo.

Isso é uma boa dica, é sempre importante ler as instruções e rótulos, mesmo quando pensamos não ser necessário.

Mas também há outra maneira de evitar a fuligem das velas: corte o pavio, deixe-o entre 0,25 e 0,60 cm, e não deixe as velas a queimar em locais com objectos que peguem fogo facilmente por perto. E, lógico, se notar algum fumo preta ou fuligem, apague a vela imediatamente.

Veja Megan a contar a sua história neste vídeo:

Partilhe com os seus amigos e familiares! É bom que todos tenham conhecimento disto!

Partilhar:

Relacionados: