A tua webcam pode estar ligada e a filmar-te neste momento! Aprende como a desligar!

27 Março, 2015 0 Por admin3

A câmara de filmar dos computadores (webcam) são objetos muito úteis no dia a dia. Mas é necessário ter se cuidado no uso desse equipamento. Hackers conseguem invadir com facilidade as webcams e para isso não acontecer contigo é necessário seguir alguns cuidados.

webcam_ligada_pc_1

A tecnologia auxilia-nos em muitas coisas no nosso dia a dia mas pode se tornar um grande problema nas mãos de pessoas mal intencionadas. Imagina a cena: sais do banho e enquanto te vestes tens alguém a espiar-te o tempo todo pela webcam.

Por mais difícil que pareça, é verdade e acontece com bastante frequência este tipo de situação. A Webcam do seu computador permite que você faça chamadas de vídeo mas essas mesmas câmaras também podem ser usadas sem a tua autorização. Hackers podem facilmente ter controlo da sua câmara sem que percebas, e ver tudo o que fazes.

Como é feito o acesso?

webcam_ligada_pc_2

Uma das técnicas mais famosas é o clickjacking. Nela, é feita a manipulação da renderização de um site para que o prompt de permissão do Flash fique invisível. Ao fazer isso, o internauta autoriza o aplicativo que parece ser inocente. Porém, o que acontece é que ele concede permissão para outra pessoa controlar a câmera do seu dispositivo.

Navegadores como Google Chrome e Mozilla Firefox costumam corrigir rapidamente brechas que permitem esse tipo de ataque, ainda assim, esse é um risco que você corre ao deixar a sua webcam funcionando.

Como sei se estou a ser espiado?

webcam_ligada_pc_3

PSe você quer saber se alguém está  te espionando verifique se a luz da câmara está ligada. Geralmente todas webcams têm uma luz que se acende quando a webcam está ativada.

Como me posso proteger?

webcam_ligada_pc_4

Quando não estiver usando a webcam cubra a lente com um pequeno pedaço de fita ou um protetor específico para webcam. Algumas webcams embutidas são projetadas com tampas de proteção que podem ser abertas ou fechadas manualmente. Se você for muito desconfiado, desative a câmera no gerenciador de dispositivos do seu computador.

Sempre mantenha seu antivírus atualizado. Hackers podem instalar programas ou códigos que lhes dão acesso não só a sua webcam mas a diversas informações pessoais.  Se a webcam for um acessório à parte, desconecte-a assim que você deixar de utilizar. Além disso, não clique em anexos suspeitos em sua caixa de email.

Partilhar:

Relacionados: