Vários tipos de tosse, e o que elas significam
Para quem não saiba, a tosse é um mecanismo de defesa que os nossos pulmões têm e que lhes permite remover qualquer substancia que seja considerada indesejada e irritante. Contudo a tosse seca por si só não é estritamente uma doença, mas sim um sintoma.
Assim podemos dizer que a tosse é por norma um reflexo que ocorre sempre depois de um estimulo das vias respiratórias, nomeadamente na traqueia e brônquios. Que envia uma mensagem ao cérebro, que depois vai desencadear uma contracção muscular, em particular no diafragma.
E quando o muco ou uma substancia irritante bloqueia as vias aéreas, é accionado o mecanismo da tosse de modo a tentar libertar a passagem de ar e facilitar assim a respiração.
Tipos de tosse
A tosse não deve ser nunca subestimada e deve ser levada a serio, pois em alguns casos ela pode ser o sinal de uma doença mais grave, como por exemplo: asma, cancro do pulmão, cancro da garganta, etc.
Mas é preciso dizer que há quatro tipos de tosse:
- Tosse seca
- Tosse com expectoração
- Tosse crónica
- Tosse medicamentosa
Para além de que a tosse costuma ser um dos primeiros sinais de quando estamos a ficar constipados, que primeiro aparece como tosse seca e passados alguns dias já aparece com expectoração.
Tosse e a sua definição
A tosse é a expulsão brusca e barulhenta, reflexa ou voluntária, que assegura a expulsão do ar (a rapidez da expulsão pode atingir 900 km/h), contido nos pulmões. Ou seja, é a reacção do corpo a uma irritação. É um reflexo vital.
E a tosse é aquilo a que chamamos de um mal necessário, pois não só permite a expulsão de substancias indesejadas como também é um alerta de algo mais grave.
Mas mais uma vez, a tosse em si não é doenças mas sim um sintoma.
Tosse e as suas causas
Alergias – esta tosse é um sintoma de alergia a alguma coisa. Ela é incomodativa, dá coceira na garganta e no inicio é seca. Pode ocorrer quem tenha rinite.
Engasgo – é uma reacção por forma a desobstruir as vias respiratórias.
Refluxo laringo-faringeo – esta é uma tosse cronica com pigarro e a sensação de comichão na garganta.
Sinusite – esta tosse acontece devido à inflamação dos sinus ou seios da face, o que faz com que a tosse venha com catarro. Neste caso há obstrução nasal e dor na face. Em alguns casos também pode apresentar febre, se for de origem bacteriana.
Bronquite e/ou asma – este é um quadro mais grave que obriga a assistência medica de emergência. Aqui o doente boceja, lacrimeja e tem tosse seca. Se não for tratado pode produzir catarro e até causar infecções por bactérias.
Pneumonia – é uma doença grave e que pode levar à morte se não for tratada. Aqui a tosse é produtiva e pode ser acompanhada de febre, indisposição, palidez, cansaço e falta de ar.
Tuberculose – é uma doença pulmonar muito grave, pois pode provocar a morte, se não for tratada a tempo. Aqui temos uma tosse que vai persistir durante semanas, é produtiva e o catarro pode ter sangue. Fica pior à noite e pode ocorrer febre no final da tarde.
DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Cronica – esta é a doença típica de quem fuma. Tosse constante com pigarro e o catarro é amarelo.
Insuficiência cardíaca do ventrículo esquerdo – é uma complicação cardíaca onde o coração não consegue bombear sangue suficiente . O ventrículo esquerdo é o responsável por drenar o sangue dos pulmões, e quando não funciona bem, faz com que o sangue fique retido nos pulmões. Este vai acabar por invadir os alvéolos e provocar a tosse, que é um reflexo para expelir esse liquido dos pulmões.
Cancro dos pulmões – é causada principalmente pelo tabaco e a inalação de substancias poluentes e carcinogenicas, como por exemplo: amianto, radonio, arsénio, poeiras. E os seus sintomas iniciais podem ser confundidos com qualquer uma das outras doenças relacionadas com as vias respiratórias: tosse, falta de ar, sibilo nos pulmões, sangue no escarro e dor no peito.