Veterinário partilha sintomas para detectar cancro nos cães

Veterinário partilha sintomas para detectar cancro nos cães

23 Outubro, 2017 0 Por Admin2

É triste pensar que nossos animais podem ficar doentes, mas estar o mais preparado possível é fundamental para podermos salvar as suas vidas.

Quanto mais rápido pudermos diagnosticar uma doença como o cancro, maior será a probabilidade de o superar e manter os nossos animais sãos e salvos.

As visitas anuais ao veterinário são muito importantes, mas um ano entre cada visita pode ser muito tempo numa doença tão cruel como o cancro. Os cães são susceptíveis aos mesmos tipos de cancro que as pessoas, mas a metástase ocorre muito mais rápido neles.

Não importa a idade do seu cão, actue de forma pro-activa, procurando sintomas que possam indicar cancro. O Dr. Kelly Ryan, um veterinário no Mid-America Animal Medical Center, desvendou 10 sinais claros que todos os donos de cães devem estar atentos. Se notar algum destes sintomas em seu animal, marque uma consulta no veterinário, o mais rápido possível!

 Odores incomuns

Embora seja verdade que o mau hálito canino é comum, se notar um cheiro desagradável proveniente da boca, nariz ou recto do seu cão, pode ser causado por um tumor.

Protuberâncias na pele ou sob a pele

Tenha o hábito de verificar a pele do animal de estimação mensalmente. Não esqueça de olhar atrás das orelhas e ao redor do seu rosto. Se encontrar alguma mancha ou caroço na pele, por mais pequeno que seja, o cancro pode se espalhar rapidamente.

Perda de peso incomum

A menos que o animal de estimação esteja a seguir uma dieta, o peso corporal deve ser consistente. Se de repente ele perder peso, algo está errado…

Mudanças no seu apetite

Se o cão não está tão interessado como de costume em comer, pode ser devido a uma doença. Muitas condições de saúde causam perda de apetite e o cancro é uma delas.

Letargia

Aprenda a diferenciar quando seu cão é preguiçoso e quando ele é letárgico. És quem conhece melhor a personalidade do cão. Se ele não está agindo como de costume e passa mais tempo dormindo do que antes, fale com veterinário.

Problemas respiratórios

Os cães podem ter cancro do pulmão e alguns dos indicadores são: tosse persistente, sibilância e falta de ar após pouco exercício.

Mudanças de comportamento

O cão é normalmente dócil e tem sido agressivo ultimamente? Pode ser por causa de alguma dor. Preste atenção no modo como o animal anda, come ou brinca. Se perceber que ele está mal humorado ou tem dificuldade em se movimentar.

Feridas abertas

Se o cão tiver feridas abertas que demorem a cicatrizar, pode ser devido a um problema médico mais grave.

Vómitos e diarreia

Se notar que o cão está vomitando ou tem diarreia, visite o veterinário. Verifique também o abdómen do cão para ver se está inflamado ou distendido.

Gengivas pálidas

Se as gengivas estiverem muito pálidas, isso pode indicar perda de sangue e o cancro é uma das várias doenças associadas a este sintoma.

Todo o cuidado é pouco e a prevenção é a chave para salvar muitas vidas!

Partilhar:

Relacionados: