Muitas pessoas têm estes 9 sintomas mas não os levam a sério! Isso pode ser fatal!
Pode ser fatal continuar a ignorar estes sintomas que muitas pessoas têm…
Reconhecer sintomas de doenças e interpretá-los correctamente nem sempre é fácil. Algumas doenças graves mal se manifestam ou, inicialmente, se manifestam apenas com sintomas camuflados. No entanto, nós às vezes temos, de início, algo que parece sério, mas que depois se descobre ser totalmente inofensivo.
É geralmente uma boa ideia quando têm uma dor forte ou desconforto, ou um sintoma que não desaparece, ir ao médico. E, definitivamente, deves levar estes nove sinais físicos a sério. Eles podem indicar doenças bastante graves.
1. Dedos mudam de cor
Os teus dedos ficam gelados o tempo todo e ficam muito brancos? Podes ter o Fenômeno de Raynaud. O motivo para a mudança na coloração é um problema na circulação sanguínea, que também deixa os dedos frios e dormentes. Quando o sangue começa a fluir para essa área novamente, as pessoas às vezes podem sentir um formigeiro, ou até dor nas mãos.
Se os teus sintomas forem fortes, interferirem na tua vida, e se tens mais de 40 anos, então deves conversar com o teu médico. Nesse caso, pode ser esclerodermia, que deve ser levada muito a sério.
2. Vês pontos pretos
Pode ser que tenhas moscas volantes – pequenas manchas que cruzam o teu campo de visão (por dentro do teu olho). Pessoas mais velhas, ou as com pouca visão, normalmente têm isso, e, normalmente, essas manchas são inofensivas. Elas podem ser pontos, linhas ou anéis.
Mas se vires, de repente, muitos pontos pretos de uma só vez, ou até mesmo flashes de luz, então vá logo ao médico. Isso pode ser sintoma de retina descolada que, no pior dos casos, pode levar à cegueira.
3. A tua pele descama
Se notares que a tua pele descama com facilidade, isso pode ser sinal de que você não está tomando vitaminas suficientes. Se a pele descama e também te dá comichão, está na hora de ires ao dermatologista. Isso pode ser sintoma de infecção por fungos.
4. Escutas um zumbido constante
Muitas pessoas sofrem de tinnitus. Há várias causas, incluindo stresse, trauma no tímpano (causado por barulho muito alto), ou um caso de perda repentina da audição. Se fores a um concerto ou há uma discoteca com som muito alto e ficares com um zumbido no ouvido, presta atenção para veres se ele passa depois de 48 horas. Se não passar, vai ao médico. Quanto mais rápido for o tratamento, maiores as hipóteses de te livrar dele completamente.
5. Tens “música” na tua barriga
Se os teus intestinos fazem um pouco de barulho de vez em quando, isso é totalmente normal. Mas se o barulho é constante e vem acompanhado de dor, então deves ir logo ao médico.
6. Não consegues sentir bem o cheiro das coisas
Ao envelheceres, o teu olfacto pode diminuir e isso não é incomum. Isso pode, no entanto, ser um problema se fores bem jovem: pode ser um sinal de infecção viral, então é uma boa ideia ires ao médico.
7. Estas com olheiras proeminentes
Quando as pessoas não dormem o suficiente, elas normalmente ficam com olheiras. A maioria das pessoas precisa, no mínimo, de sete horas de sono, mas pode ser mais saudável dormir até nove horas por noite. Mas as olheiras também podem significar deficiência de ferro, que leva à anemia.
8. As coisas ficam embaçadas à distância
Se notares que está cada vez mais difícil ver placas de sinalização a uma certa distância, ou reconheceres as pessoas que estão mais longe, isso pode ser sinal de perda de visão ou estigmatismo. É bom ires ao oftalmologista para eliminar a possibilidade de uma doença mais grave. Além disso, vai ao oculista e mande fazer óculos novos.
9. Os teus olhos tremem
Se os teus olhos tremem muito, isso pode ser sinal de que eles estão sobrecarregados. Hoje, com o uso excessivo de smartphones e computadores, cada vez mais pessoas estão tendo essa experiência. O melhor a fazeres pelos teus olhos nessa situação é ficar offline por algumas horas e longe dos ecrãs.
Se os teus olhos continuarem tremendo, então o problema pode ser deficiência de magnésio, ou problema no sistema nervoso.
Não precisas verificar todas as palpitações que sentires no corpo, mas é aconselhável prestar atenção. A última coisa que nós queremos é ter que dizer: “Se eu tivesse isso ia logo ao médico…”