Todos nós temos o hábito de lavar o frango antes de o cozinhar, para o deixar mais limpo, e assim evitar qualquer tipo de contaminação. Mas afinal não estamos a agira bem ao fazê-lo, pois estamos a fazer o contrário do nosso objetivo.
A Agência Britânica de Normas Alimentares (Food Stanrdards Agency, FSA) alerta que ao fazermos isso, corremos um grande risco de espalhar uma bactéria perigosa.
“O apelo é feito porque existem novos dados que mostram que 44% das pessoas sempre lavam o frango antes de cozinhá-lo, uma prática que pode espalhar a bactéria campylobacter em mãos, superfícies, roupas e equipamentos de cozinha devido aos respingos da água”, foi o comunicado divulgado pela agência.
Ou seja, a bactéria que está no frango (ou qualquer outra carne), será cozida e morta, mas na pia pode espirrar no prato da comida, ou nos outros alimentos, e isso vai acabar contaminando. A bactéria campylobacter, encontrada no frango, é o motivo mais comum para intoxicação alimentar na Inglaterra, podendo causar vômitos e diarreia e, em seus casos mais graves, síndrome do intestino irritável, síndrome de Guillain-Barré – uma grave doença do sistema nervoso – e inclusive a morte.
Uma alternativa para quem mesmo assim prefere lavar o rango antes de prepará-lo, é usar água ozonizada (um poderoso sanificante, muito eficaz na lavagem de carnes, aves, peixes e legumes).
Passa a mensagem, partilha com os teus amigos! Todos devemos ter conhecimento disto!
Parece-me disparatado o conselho de não lavar o frango, afinal essa contaminação também pode acontecer através dos utensílios para cortar o frango. Seria mais correto referir a importância de limpeza de todo o sitio e utensílios que estiveram em contacto com o frango. E referir como seria segura a limpeza.