
Os pneus novos devem ficar atrás ou à frente? Tira as tuas dúvidas e descobre a verdade!
Aqui está algo extremamente importante e que normalmente nunca ninguém sabe qual a melhor opção na altura de substituir os pneus. Quando queremos apenas colocar dois pneus novos, eles devem ficar à frente ou atrás?
Normalmente diz-se que é à frente (nos carros de tracção dianteira), mas este vídeo mostra que não é bem assim.
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A questão não é ser melhor ou pior. Muitas vezes as pessoas mudam os pneus para trás para meter novos à frente porque os pneus da frente gastam muito mais que pneus traseiros devido ao peso do motor e às travagens e ao fazer isso vão fazer com que os quatro pneus se gastem à mesma velocidade (mais ao menos).. Como os pneus da frente são novos e os de trás meios gastos, a próxima vez que o condutor tiver que os trocar terá que ser os 4… A meu ver o porquê de muita gente meter os novos à frente e trocar os que tinha anteriormente à frente para a traseira..
Ó sr. hugo, o seu testemunho em nada contribui para o verdadeiro objectivo deste video: segurança.
Ao tentar validar a “asneira” grossa de colocar os pneus novos á frente( logo os mais usados atrás), está a corroborar com a tal asneira, pois está a sublinhar que se menospreze uma condução com maior segurança em todos os kilometros que circula, até obter o equilibrio de desgaste nos 4 pneus, afim de comprar depois os 4 novos…
Por certo não pensou no que valerá mais a pena, se embirrar, que tem de comprar os 4 pneus novos ( ou gastar os 2 mais usados em condições de segurança precária) correndo o risco de tb comorar uma ” morada no além”…ou simplesmente aceitar o facto tão evidente… tenho dito.
Gostava de ouvir a opinião de Eng. Mecãnicos, se possível
Na minha humilde opinião, este caso tema haver somente do “ambiente” rodoviário que se pratica no dia a dia, no gasto dos pneus e na velocidade média que se pratica no dia a dia. Ou seja, se eu fizer do trabalho para casa e de casa para o trabalho uma média semanal de 15 kmts dentro de uma cidade, o risco de acidente será mínimo relativamente se diariamente fizer por exemplo uma viagem Viseu-Coimbra por exemplo, numa média de 100kmts…as duas versões anteriores sãoaceitáveis, se entendidas dentro do bom senso do condutor, das estradas que utiliza, da condução e outros factores colaterais. Boa tarde e boa condução.
Pneus novos deveriam ficar atrás pelo facto de poder-mos controlar a direção e não controlamos tão bem a traseira
Boa noite
Por estar em causa a segurança própria e dos outros, não é pertinente que numa travagem de emergência por ex. numa passadeira, os pneus novos à frente sejam mais eficazes e seguros?
Os pneus em melhor condição devem ficar sempre no eixo dianteiro,independentemente do tipo de tracção,pois aí está todo o controlo direccional e muito mais de 50% do poder de travagem.No eixo da retaguarda devem ser colocados os pneus menos novos (não disse velhos) mas ainda com a aderencia recomendada pelo fabricante.Note-se que qualquer dos tipos de derrapagem é sempre controlada pelo eixo direccional (dianteiro) e apenas por quem sabe e tem treino.
Esta é a técnica.O diverso são apenas e só apenas opiniões não fundamentadas.
Obrigado e passem bem.
Sou da opinião de os pneus novos serem colocados a frente ,e os menos novos a trás, pois são os que dão segurança a direcção do carro e aderência nas travagens, claro todos os pneus ao chegar as marcas de desgaste permitido devem ser substituídos
Tambem sou da opinião do sr. Jorge Brito , foi o que sempre fiz e nunca me dei mal , uma saída de frente é sempre a melhor forma de nos depistarmos ! Pneus com menos aderência no eixo trazeiro ajudam a inscrever o carro na curva e os melhores na frente vão diminuir as distâncias de travagem , obrigado e boa condução .?
Esportivamente a frente. Mas em carro de rua eu defendo a hipótese de que a frente deve sempre estar com os dois melhores pneus do carro. Embora a meu ver os pneus nunca devem abaixar de meia vida. Eu pratico isso inclusive nos carros dá Empresa.
Nem mais e o contrário é conversa de bancada
Há mais de 50 anos que tenho automóvel(55)ao todo e dsempre usei os melhores pneus à frente,o que só aconteceu uma ou duas vezes por se estragar algum na fase de meio uso.Por norma gasto os pneus todos por igual porque tenho o cuidado de 10 em 10 mil Kms passo os de trás para a frente no mesmo sentido e nessa altura equilibro os os que vão para trás.Consigo assim fazer 50.000kms e ainda dexá-los com margem de segurança.Outra medida que tomo é pôr mais 4 libras em todos acima do que o fabricante do automóvel manda
sao atras! a uns dias atras vi um video na tv um senhor falando sobre isso e fazendo o teste! se for novos a tras e usados a frente o carro tem mais seguranca do que novos a frente e a tras! foi apenas o que vi, e testarem com certos carros!
Falo como dono de uma oficina de pneus dizendo o seguinte:
É verdade que os pneus novos colocados atrás dão mais segurança a traseira do veículo, mas temos que ter em conta o estado dos pneus que estão a frente. No exemplo deste vídeo, existe uma enorme diferença entre os pneus usados e os pneus novos. Nesta situação em concreto, será melhor colocar os novos atrás. Mas caso se tenha uns pneus colocados atrás com bom piso, podemos colocar os pneus novos a frente. Tudo depende da situação. Tem que se fazer primeiro uma avaliação global dos pneus e depois decidir a melhor solução.
Muitas vezes acontece que, depois de meter 4 pneus novos no veículo, passados alguns milhares de kilometros, temos que cruzar os pneus, isto é, passar os da frente para trás e em cruz. Porquê? Porque o desgaste dos pneus dianteiros é diferente do desgaste dos pneus traseiros. A frente, gastam mais dos lados do pneu, devido a direcção, e atrás gastam mais no meio do piso, esses não sofrem o esforço de viragem.
Por fim, dizer que os pneus novos tem que ser colocados sempre atrás não é verdade. Isso depende sempre de uma avaliação prévia do estado de todos os pneus e do veículo em geral.
Eu também acho que sim! E por exemplo, ficamos com uma “direcção” mais confortável. O que não se deve, nunca, é deixar que os pneus, sejam eles quais forem, deixem de ter condições para circular em segurança.
Tudo tem prós e contras, mas só quero lembrar isto; No tempo em que usavam pneus recauchutados, estes eram sempre atrás.
Tenho carta de condução desde 1977. Já tive maís de 150 carros e conduzi quase o dobro. Por experiencia em utilização comum e não desportiva os pneus novos independentemente do tipo de tracção da viatura devem ser postos atrás.
A unica experiencia fora do normal que tive com essa regra foi com os Mercedes classe E em que por um fenômeno inexplicável ao utilizar essa regra o carro apresentava um comportamento em curva como se fosse seguir em frente.
Após consulta ao concessionário o mesmo trocou esta ordem e o carro passou a ter um comportamento normal.
Por norma uns pneus normais numa viatura normal duram 45 000 a 55 000 Km..Excepção claro para quem faz muita auto-estrada onde o desgaste é maior.
Pneus de grande qualidade que em geral equipam carros maís potentes duram ente 25 000 a 35 000 Km. Justifica-se pela sua maior aderência e quantidade de borracha.
Importante também a troca de posição em X a cada 10 000 Km para manter um desgaste homogenio e poder trocar os 4 de uma vez.
Ter 2 pneus com desgaste elevado e 2 novos em nada ajuda a segurança.
Ainda assim acho que é relativo. Se tiver pneus careca enfrente e em velocidade acima dos 70kmh me estoirar um pneu por causa do estado dos mesmos, a probabilidade de capotar são maiores. Então sempre preferi colocar os novos enfrente e os antigos ou usados atrás.
Basicamente, é assim: nós podemos, com o volante, controlar as rodas dianteiras. Mas não podemos controlar as traseiras. Definitivamente: pneus novos, atrás.
Pneus carecas? Mas quer suicidar-se? Olhe que há outras maneiras, é sóprocurar na “net”.
Concordo com o colega!!na dianteira temos como controlar o veículo já na traseira não!! portanto pneus novos na traseira! mas o correto seria fazer a troca dos quatros!!
Boa resposta. Como tudo na vida, antigamente fazia se de uma maneira e agora é errado….antigamente a gordura da sardinha fazia mal e hoje é quase considerada um remedio…antigamente se os motores gastavam oleo, era preocupante, hoje devem gastar….é normal. Pois eu aprendi k pneus novos é sempre à frente e faço sempre isto. E nunca me dei mal. Nunca comprei 4 pneus novos ao mesmo tempo, apenas dois e sempre colocados a frente….rodas bem calibradas, direção alinhada e siga. Quandos os de tras atingem o limite, mais dois novos pra frente e os da frente pra trás. Recomendo sem qualquer duvida
Pois podem dizer o que quiserem, mas em carros de tracção à frente sempre meto pneus novos à frente. Prefiro que o carro me fuja de traseira do que de frente. Só quem não passou por sustos pode sustentar esta asneira
Aí é que está a diferença consegue-se controlar melhor controlar a frente que a retaguarda em caso de derrapagem ! Foi essa a explicação que me deram os técnicos !
Que tal, se colocar um pneu gasto gasto e novo em frente e um pneu gast e novo atraz? Qual seria o efeito na situação de crise?
O ideal é trocar os 4 pneus, nunca andar com pneus gastos e outros novos.
Pneus novos sempre atrás……….o volante “controla” de algum modo as rodas da frente, agora as de trás……não há santo que nos ajude……é só ir ao You tube e ver os testes com rodas novas à frente ou atrás….elucidativo…..
Isso é mais velho que o S. Pedro! Nos carros de tração a trás, os pneus que se gastam mais, são os de trás. Nos carros de tração à frente, são os da frente que se gastam mais.
É preciso ter cuidado com os pneus à frente, mesmo em carros de tração a trás, porque, para além do peso do motor tem o desgaste das travagens e das curvas.
O rebentamento de um pneu a trás, suporta-se mais ou menos bem. Nos pneus da frente e, mediante a velocidade, a dificuldade é muito grande.