Pensamos que é um desabafo e nem sabemos o mal que faz à nossa saúde!!

Pensamos que é um desabafo e nem sabemos o mal que faz à nossa saúde!!

18 Março, 2016 Não Por admin

Porque é que nos queixamos? Porque nos faz bem libertar as emoções dessa forma, certo? Errado.

A revista Wired cita o psicólogo Jeffrey Lohr para avançar que o hábito de expressar a negatividade não só tende a não nos fazer sentir melhor, como também faz quem nos ouve sentir-se pior.

mw-860

“Expressar a raiva é… semelhante a soltar gases num espaço fechado. Parece uma boa ideia, mas não podia ser mais errada”, compara o psicólogo, que estudou o fenómeno.

Steven Parton, autor e investigador, explica no Psych Pedia, a “enciclopédia da psicologia moderna” online, que a queixa não só modifica o cérebro para pior, como também tem repercussões negativas graves na saúde mental.

Segundo Parton, sempre que temos um pensamento, uma sinapse dispara dum sinal químico para outra sinapse, construindo uma espécie de ponte, que transporta, através de um sinal elétrico, a informação desse pensamento. Sempre que há esse “disparo”, as sinapses aproximam-se – o cérebro reescreve o seu próprio circuito. Na prática, quando se tem um pensamento, torna-se mais fácil tê-lo outra vez. Se os pensamentos forem, frequentemente, negativos… Está aberto o caminho para uma posição mais pessimista perante tudo.

Mas a negatividade, insiste Parton, é terrível para a saúde física também: enfraquece o sistema imunitário, aumenta a tensão arterial, e, por conseguinte, o risco de doença cardíaca, obesidade e diabetes. A “culpa”, neste caso, é do cortisol, a hormona do stress: Quando estamos negativos, liberta-se o cortisol e os seus níveis elevados “interferem com a aprendizagem e a memória, diminuem a função imunitária e a densidade óssea, favorecem o aumento do pesso, da tensão arterial, colesterol”, enumera.

Fonte:visão.sapo

Partilhar:

Relacionados: