Porque saltamos durante o sono? Aquela famosa sensação de cair… Nem imaginas a razão!
Há quem diga que é sinal de que estamos a cair no sono. Mas há quem diga que é sinal de que estamos a cair no sonho. Mas com ou sem queda, a verdade é todos nós já saltamos pelo menos uma vez durante o sono. E sabes qual é a verdadeira razão para isso ter acontecido? E a ciência sabe o porquê.
Segundo o vídeo que vais ver a seguir, este salto que damos – ou melhor, este sobressalto – tem como nome científico mioclonia noturna, que corresponde ao início do sono.
A mioclonia noturna carateriza-se pelos espasmos musculares involuntários que acontecem nos braços e nas pernas, podendo afetar todo o corpo, embora não seja tão comum. A verdade é que estes saltos afetam, pelo menos, 70% das pessoas em todo o mundo.
Mas porque é que tal acontece?
Por dois motivos distintos: um relacionado com a neurociência e outro com a evolução. No primeiro, acredita-se que o salto seja resposta da ativação de dois sistemas cerebrais assim que se cai no sono, mesmo estando um deles relacionado com o estado de alerta. Estas respostas cerebrais são origem a espasmos musculares, como explica o vídeo.
Contudo, alguns cientistas preferem olhar para os nossos antepassados para tentar decifrar o que está mesmo na origem deste acontecimento noturno. Estes cientistas acreditam que o cérebro dos nossos antepassados está associado a um maior relaxamento e que o sobressalto que sentimos ao cair no sono é nada mais do que o início do estado dono e um espelho de uma possível queda de árvores, que na altura não deixava que caíssem no sono profundo, de modo a estarem sempre preparados para se defenderem.
Veja o vídeo e compreenda melhor este fenómeno.
Partilhar:
Relacionados: