Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the really-simple-ssl domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/muitofixe/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/muitofixe/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114 Porque saltamos durante o sono? Aquela famosa sensação de cair... Nem imaginas a razão!
Há quem diga que é sinal de que estamos a cair no sono. Mas há quem diga que é sinal de que estamos a cair no sonho. Mas com ou sem queda, a verdade é todos nós já saltamos pelo menos uma vez durante o sono. E sabes qual é a verdadeira razão para isso ter acontecido? E a ciência sabe o porquê.
Segundo o vídeo que vais ver a seguir, este salto que damos – ou melhor, este sobressalto – tem como nome científico mioclonia noturna, que corresponde ao início do sono.
A mioclonia noturna carateriza-se pelos espasmos musculares involuntários que acontecem nos braços e nas pernas, podendo afetar todo o corpo, embora não seja tão comum. A verdade é que estes saltos afetam, pelo menos, 70% das pessoas em todo o mundo.
Mas porque é que tal acontece?
Por dois motivos distintos: um relacionado com a neurociência e outro com a evolução. No primeiro, acredita-se que o salto seja resposta da ativação de dois sistemas cerebrais assim que se cai no sono, mesmo estando um deles relacionado com o estado de alerta. Estas respostas cerebrais são origem a espasmos musculares, como explica o vídeo.
Contudo, alguns cientistas preferem olhar para os nossos antepassados para tentar decifrar o que está mesmo na origem deste acontecimento noturno. Estes cientistas acreditam que o cérebro dos nossos antepassados está associado a um maior relaxamento e que o sobressalto que sentimos ao cair no sono é nada mais do que o início do estado dono e um espelho de uma possível queda de árvores, que na altura não deixava que caíssem no sono profundo, de modo a estarem sempre preparados para se defenderem.