Sabes para que serve o buraco no início da fita métrica? Nem imaginas! Mas é genial e muito útil!

Quase todos nós já usámos uma fita métrica, mas de certeza que a maioria das pessoas não sabe para que serve aquele furo no início. Mas quando souberes de certeza que o vais começar a usar, e vais ver que é algo extremamente útil!

Quem já usou a fita métrica sabe bem que este pequeno ajudante faz toda a diferença. Este “medidor de todas as coisas” é super prático porque é retrátil e quando não está a ser usado, fica tão pequeno que pode ser guardado em qualquer cantinho.

Mas medir não é a única função de uma fita métrica. Sabias disso? Caso não, vê aqui 4 dicas geniais para usar todo o potencial deste objeto super útil!

Dica N°.1: já te perguntaste alguma vez por que no final do gancho da fita métrica tem um buraquinho? Bem, aqui está a resposta…

fita_2

Com esse buraco (também conhecido como ‘olho’), pode fazer a medição exata, usando como ponto de partida parafusos e pregos.

fita_3

Basta colocar a cabeça do parafuso no “olho”, puxar a fita métrica e medir com precisão em qualquer direção. E ainda fica com uma mão livre para fazer anotações.

fita_4

Dica N°.2: por que a parte inferior do gancho da fita métrica tem uma ondulação?

fita_5

Às vezes, durante o processo de medição, acaba tendo esse problema: para o resultado ficar perfeito, precisa ter ambas as mãos livres. Sem ajuda, é quase impossível marcar o local correto (para fazer um furo, por exemplo). E é precisamente aí que esta parte ondulada entra em jogo.

fita_6

Basta empurrar com força esta parte ondulada para baixo, fazendo um movimento de serra, de um lado para o outro. Com isso, o metal deixará uma marca no lugar que quiser.

fita_7

Dica N°.3: por que existe um espacinho entre o gancho e o final da fita métrica? Por que existe esta distancia entre os dois?

fita_8

Este espaço é exatamente equivalente a largura do gancho. Portanto, usar a parte interior ou exterior para medir, faz uma diferença crucial.

fita_9

A medição pelo lado de fora marca o ponto zero do ângulo interno e a medição pelo lado de dentro marca o ponto zero do ângulo externo. Parece loucura, mas estas definições foram construídas com precisão milimétrica.

Dependendo do lado que escolhe e como usa a fita métrica, o gancho se movimenta uns poucos milímetros para atender esta especificação. E você não precisa fazer nada, tudo funciona automaticamente!

fita_10

Dica N°.4: porque vem escrito, na caixa da fita métrica, uma especificação de comprimento?

fita_11

Esta especificação é utilizada em conjunto com a medição interna. Às vezes você está medindo, por exemplo, uma janela que acaba numa bancada. Assim, em vez de puxar a fita até o final da parede e ficar sem ter uma medição precisa…

fita_12

..simplesmente posicione a caixa da fita métrica nesta parte final e adicione o número que está escrito na caixa. É muito fácil!

fita_13

Vê no vídeo que se segue esses truques em acção!

Estes pequenos truques podem te ajudar a usar melhor a tua fita métrica. Você vai certamente encontrar estas características em todas as fitas produzidas nos Estados Unidos, mas eles também estão se tornando padrão em outros países. Partilhe com seus amigos. Duvido que eles conheçam estas dicas!

Partilhar:

Já viste o nosso Instagram: @muitofixe.pt

Relacionados:

Comentários: