Se te achas inteligente então resolve este exame da 4 classe de 1968! Antigamente conseguiam!

Achas que és capaz de resolver um exame da 4º classe? Então tenta resolver este exame de 4º ano de 1968! Eram estes os exames na altura para concluírem a 4º classe, e eles conseguiam naquela altura! Porque não haverias tu de conseguir nos dias de hoje?


Segue a nossa página de facebook:


Vais Gostar de Ver

35 comments

    1. Para alunos com 10 anos, tem questões que hoje não seriam capazes de responder, também porque o programa escolar na altura abordava temos diferentes dos actuais.

  1. Não brinquem comigo, se isto não é básico eu vou ali e já volto. Ou tenho a memória distorcida ou então eu lembro-me de fazer bem equivalente a isto.

    Mas aproveito para pedir que coloquem aí uns exercícios de Superior de Matemática de antigamente versus os de hoje.

    1. É falso que no ano 2000 alguém tivesse dado no 4ª ano a lei das sesmarias!!!! Nem no ciclo sequer! não me lembro mesmo de ver o assunto estudado até ao 9º ano! … dei muitas explicações a alunos desses anos!

      1. Não vem nos livros, mas houve professores que se preocuparam em falar na lei das sesmarias no meu 4º ano (1999/2000), que foi novamente referida em História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo, e mais aprofundada no 9º ano.

  2. Bem, eu fiz o meu em 1969, no que tenho em memória era mais complexo e longo que este mas não vejo que eu tenha beneficiado de alguma forma em relação aos alunos que efectuaram exames posteriormente de menos dificuldade.

  3. Em 1966 resolvi um parecido com este com distinção e a lápis, hoje ainda resolvo com facilidade só que o faço de cabeça…uma quarta classe de antigamente nunca se esquece apenas se refina.

  4. Em 1956 resolvi muitos destes testes….Lembro como se fosse hoje! O Exame da 4ª era quase como o 9º de hoje. Muitos alunos ficavam por ali. Mas ficavam bem preparados. Com a reforma dos programas os alunos podiam ficar traumatizados…Então foram reduzindo o esforço…Nem sempre se evolui para melhor. Hoje nem contas de dividir sabem fazer.
    E mais não digo….Sou professora e tenho acompanhado com alguma mágoa o declinar do saber a que os programas nos obrigam….Os computadores não resolvem tudo….e até bloqueiam o raciocinio.

  5. Em 1968 nesse ano eu fui o mais inteligente no meio de milhoes….em dois mundos redondos e cheio de milhoes eu fui o unico que consegui encontrar o meu destino…o unico entre milhoes…tem que se ter uma boa matematica e muita precizao.

    1. Parabéns! Mas era escusado gastar toda essa inteligência na matemática pois assim não teria escrito “precizão” 🙂 Eu sou de Cabo Verde, nasci em 80, sou licenciado e os meus pais apenas têm a 4ª classe. Contudo, tiveram sempre a preocupação de ensinar-nos estes conteúdos para treinar o raciocínio e relacionar os conceitos: se x * y = z então x = z/y ou y=z/x. De facto é básico mas muita malta “formada (?) demora tempo a fazê-lo. O sistema evoluiu para pior (como se diz agora embora eu prefira dizer que regrediu). Em 5mn (fazendo uso da forma como aprendi na década de 80) ensinei ao meu sobrinho algo que teve dificuldade em perceber no actual sistema mesmo com alguma insistência. Os alunos não são menos capazes; quem decidi é que o acha e vai daí “toca de ‘reformar’ o sistema”. Reforma? Já venho, só vou aí…

      1. Apreciei o seu comentário e sozinha até dei uma boa gargalhada, concordo com tudo isso, mas…parece-me que o senhor que se diz inteligente, escreveu disse tudo isso se passou apenas com dois “números redondos”.. E perdoem-me pois sou um pouco lenta no meu raciocínio, pergunto numero redondo não é ” ZERO ZERO”? e de facto, esses números associam se ao milhão…Será que o senhor tirou 0+0 só pode ter sido . Peço desculpa se me enganei, mas pareceu – me ser, e também uma prova de atenção, para nós.
        Quanto ás reformas que se sucederam só tenho um comentário a fazer, concordo mas acabem com as máquinas de calcular até ao nono ano, porque um dia pode ser grave ninguém sabe fazer contas, de somar multiplicar dividir etc. Nem fazer um troco em dinheiro, e isso é muito grave.Ensinem-os a respeitar os colegas e os próprios professores, porque nunca se viu tanta maldade entre meninos tão jovens.
        Tenham uma boa noite e ( desculpem a brincadeira em cima)

        MF.

        1. O senhor Victor Antunes apenas fazia uma piada pouco conseguida sobre ser o espermatozóide que fecundou o óvulo. Os dois mundos redondos e cheios de milhões referiam-se aos testículos, sendo 1968 o ano do seu nascimento.
          O nosso sistema de ensino só é agora pior porque o seu formato é o mesmo de antigamente. As matérias foram facilitadas porque o sistema em si não facilita a aprendizagem. Salas cheias e métodos de insistência. Eu também não tenho uma solução, mas o primeiro passo é aceitar que isso é errado. “Se julgarmos um peixe, pela sua habilidade de subir a uma árvore, ele viverá toda a vida a achar que é estúpido.”

  6. Estas perguntas são vergonhosas segundo o conceito do Bloco de Esquerda. Faz stress as crianças, tira-lhes a alegria, e fá-las pensar que na vida tudo se conquista com esforço. Temos um sistema escolar onde não se ensina nada de útil, não vão um dia eles adultos pensarem alguma coisa. A estratégia seguida nos últimos anos é a deixarem para as elites intelectuais de esquerda as decisões. O povo que veja a CMTV, as Quintas da TVI, o Futebol, as novelas. Os miúdos que não pensem muito, eskrevão buéda mal rsrsr….d preferencia que não leiam livros. Ainda vão aprender a gostar de ler e um dia depararem com livros mais sérios e os acorde para realidade. Quanto mais brutos melhor, não votem, e deixem estar a elite pensante no Parlamento. Contribuam para esta (falta) de cultura de adolescentes que não sabem qual é a capital da Finlândia, mas vão acampar uma semana á porta do MEO Arena quando vier um fedelho mal criado chamado Justin Bieber, para ficarem perto.
    E os pais vão nisto. Creio que muitos de nós fomos a última geração em que os pais mandavam nos filhos. Hoje são os filhos que mandam nos pais.

    1. Muito bem dito, quem fala assim não é gago e, sabe do assunto!Mas, hoje, está na moda é ser malcriado, gosão , engraçadinho, alienada e pouco estudioso.Temos miúdos com bastantes capacidades e rodeados de altas tecnologias e, raramente têm aproveitamento.Isto é, a exploração do seu QI e mais…rendendo ele, no melhor propósito!! Muitos anos de escola e pouco aproveitamento;agora os miúdos não precisam pensar, têm tudo à mão.O cérebro não trabalha o esforço suficiente para a evolução!!”Brincamos” não??Os governantes e partidos, até não lhes convém cérebros muito inteligentes…podem perder os cargos e destituídos!!!Estamos numa liberdade absurda e hipócrita!!Alguns valores têm se perdido: não se respeitam os velhos, crianças, professores e muitas vezes pais, existe pedofilia, usurpadores, modas um tanto ou quanto negativas, vícios loucos e destruidores dos seres humanos!!!Haja paciência para tudo isto e mais!!Obrigada Arlette Pereira

  7. Quantos alunos do 12 ano não resolvem um exercício desses? Nem vão resolver
    Quantos pobres analfabeto sao mais inteligentes que os doutores de hoje ?

  8. Fiz o exame da 4ª Classe em 1965, tive bons professores, cheguei a vê-los chorar quando não conseguiam incutir a matéria a todos os alunos, se algum aluno chumbava, os professores sentiam-se mal ao ponto de terem desmaios. Com doze anos apercebi-me de todos esses pormenores e ainda hoje os admiro e agradeço o esforço e a paciência que tiveram comigo e com todos os outros que me acompanhavam. Quase todos esses PROFESSORES já não se encontram entre nós, mas lembro-os e estimo-os como se estivessem. Havia dureza mas também havia sucesso escolar e respeito, muito respeito, coisa que agora muitos dos alunos nem sabem o que isso significa. para terminar gostaria de dar o meu mote sobre os exercícios que foram muito bem apresentados. Em 1965 a matéria não era tão avançada, mas andava muito por aí, a gente fartava-se de estudar e de levar algumas palmadas, mas no final, quando dava tudo certo ficava o sentimento de felicidade.
    e agora que já disse alguma coisa, desejo a todos uma boa noite e façam o favor de serem boas pessoas.

  9. alguem se lembra do 1.111 isto é eram 1.111 problemas para resolver.Isto tudo o que está aqui eu dei em 1951 e mais algumas coisas

  10. Eu estive os últimos 3 anos no Canadá, e afirmo que duvido que alguém naquele país com um mestrado conseguisse responder a semelhantes perguntas….hahah

  11. A 49 anos atras! o gimnasial era o 4 ano! sendo no dias de hoje o que é 6,7,8 e o 9 ano e que para o tempo já havia moral e civica, algebra,geometria,matematica, historia ,latim,francês,Português latino! sciencies ,lingua inglêsa em alguns corriculum ou diciplinas da época ! que hoje o ensino era mais rigido!

  12. Gente,
    em 1968, no Brasil, não se escrevia 800$00. Isso deve ser prova de Portugal, porque aqui não se estudava história que falasse em D. Dinis.

  13. Começo por dizer que eu pouco ou nada sei de gramática e de línguas em geral. Agora, sei o suficiente para infelizmente verificar que quase todos os comentários (estes a promover a excelência do ensino da primária do antigamente) têm erros básicos.

  14. Atenção que p programa de ensino era completamente diferente, eu nasci em 54 daí que esteexercicio para mim era aceitavel, só estou um bocado esquecido da história mesmo assim não falhei 70%.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *