São atitudes como estas que tornam a população feliz e consequentemente aumenta a qualidade de vida e produtividade!
Até que ponto isto seria possível em Portugal?
Será que algum dia vamos conseguir ter uma qualidade de vida como na Suécia e ter os índices de produtividade tão elevados, mantendo a população feliz?
Era um bom exemplo para Portugal seguir…mas parece-nos difícil que tal venha a suceder…
As autoridades suecas resolveram fazer uma experiência e diminuíram a jornada de trabalho dos funcionários da área da saúde, na esperança de reduzir problemas relacionados a stress e depressão. A carga horária foi reduzida de oito para seis horas e eles continuam ganhando o mesmo salário.
A casa de repouso Svartedalens, onde os funcionários atuam, foi escolhida pois haviam muitos casos de enfermeiros procurando atendimento médico por stress no trabalho. Mas nem tudo são flores. A redução gerou um custo de US$ 1 milhão para a contratação de novas pessoas para compor a equipa e garantir o mesmo resultado.
“Eu costumava estar exausta o tempo todo, eu voltava para casa do trabalho apenas para me jogar no sofá. Mas agora não. Eu estou muito mais alerta: eu tenho mais energia para o trabalho, e também para minha família”, conta a cuidadora Lise-Lotte Pettersson, de 41 anos.
“O melhor é que estamos felizes, e um trabalhador feliz produz mais”, diz o cuidador, Arturo Perez.
Não é novidade para ninguém que a Suécia tem a população mais feliz do mundo. As autoridades administram muito bem o dinheiro e procuram sempre o equilíbrio entre a vida e o trabalho das pessoas que vivem ali. A ideia agora é que pensando em um ideal colectivo, tratar bem os trabalhadores é muito importante para os lucros das empresas.
Um ano depois da experiência, as autoridades garantem que o saldo é totalmente positivo. Reduziram-se as faltas, aumentou a produtividade e melhorou a saúde dos empregados. “Tivemos 40 anos de uma semana de trabalho de 40 horas. Hoje temos uma sociedade com índices mais altos, com mais saúde e aposentadoria tardia”, afirma Daniel Bernmar, líder do partido da Esquerda na Câmara Municipal de Gotemburgo e responsável pelo experimento.
“Esperamos implantar a nova carga oficialmente em breve”, conta Bernmar.
Esta página esta verdadeiramente espetacular sem duvida alguma que sim!!!!!!!