É importante que durmas desta forma de vez em quando, para permitir que os fluídos tóxicos que podem acumular no cérebro, sejam drenados.
Sabia que o sistema linfático é a chave para um corpo saudável?
Este sistema funciona para remover as toxinas do corpo e transportar células brancas do sangue onde eles são necessários para combater a infecção. Se o sistema linfático é lento, então o corpo não está a receber a ajuda de que necessita para ficar apto.
Algumas coisas que podemos fazer para exercitar o sistema linfático é realizar uma massagem de drenagem linfática. É um bom método para mover as toxinas pela linfa do corpo.
Mas quando falamos das toxinas do cérebro, no entanto, é um pouco mais difícil.
Até há pouco tempo, a ciência moderna não tinha conhecimento do sistema linfático do cérebro, que remove resíduos do cérebro e do sistema nervoso central.
O sistema glymphatic trabalha para remover toxinas e proteínas do cérebro, equilibrando a distribuição de glicose, lipídios e aminoácidos que o cérebro necessita para funcionar corretamente. Uma função pobre deste sistema poderia levar a problemas cognitivos, como a doença de Alzheimer, de Parkinson, doença de Huntington, ALS, e encefalopatia traumática crónica (doença degenerativa do cérebro devido a traumatismo craniano repetido).
Assim, certificando se o sistema glymphatic está a funcionar corretamente, é importante tanto para a saúde física e mental. Ele também é capaz de controlar o seu humor.
O sistema glymphatic só esta ativo à noite quando estamos a dormir, assim, a posição em que dormimos determina o quão bem o sistema glymphatic pode fazer o seu trabalho.
Num estudo realizado pela Universidade de Stony Brook e publicado no The Journal of Neuroscience, os pesquisadores estudaram o sistema glymphatic em ratos enquanto eles estavam a dormir. Eles descobriram que a posição de dormir desempenhou um grande papel em quanto o líquido foi movido dentro e fora do cérebro.
Os ratos que dormiram com as cabeças levantadas tiveram a menor quantidade de movimento do fluido, enquanto que aqueles que dormiam de lado, sem a cabeça apoiada tiveram um excelente movimento de fluido.
Pode-se deduzir a partir desses estudos que a melhor maneira de dormir, é sem almofada e de lado. Esta é a melhor maneira do sistema glymphatic se mover e manter o cérebro saudável.
No entanto, dormir desta maneira significaria livrar-se da almofada, e isso pode ser difícil para alguns, mas os benefícios valem a pena.
Segundo pesquisadores as almofadas não são bons para as nossas cabeças e pescoços. Elas causam dor no pescoço, tornam mais difícil o fluído do sangue para o cérebro enquanto dormimos. É melhor apenas dormir sob um dos seus braços.