5 Coisas do dia-a-dia que te podem deixar cego e tu nem imaginavas!

5 Coisas do dia-a-dia que te podem deixar cego e tu nem imaginavas!

28 Setembro, 2015 0 Por admin3

A realidade é percebida através de cinco sentidos fundamentais. Já imaginaste como seria a vida sem eles? Ficaríamos simplesmente isolados. Muitas pessoas no mundo não têm um ou dois destes sentidos. Os mais fáceis de perder são a audição e a visão. Apesar de todos os sentidos serem igualmente importantes, a visão é primordial. O problema é que, apesar de a utilizarmos todos os dias, não temos os cuidados necessários para a manter saudável.

coisas_podem_deixar_cego_1

Temos um bom número de hábitos que afetam a nossa visão, e muitos deles de forma negativa e, em alguns casos, permanente. Na maioria das vezes, nem temos consciência disso. Alguns destes hábitos são coisas comuns do dia-a-dia que prejudicam a visão e, a longo prazo, podem levar uma pessoa a cegueira. É bom termos cuidado!

Olhar para o sol

coisas_podem_deixar_cego_2

Já ouviu falar que a curiosidade matou o gato? Pois é, as crianças podem ser bastante curiosas, e são mais vulneráveis a este mal-hábito. Vai dizer que, quando era pequeno, nunca olhou para o sol? Até mesmo os adultos olham, ainda que seja mais provável que seja por causa do reflexo de um vidro ou metal. O dano que o hábito pode causar é considerável, podendo levar até a catarata e, por consequência, cegueira. Por isto, é recomendado o uso de óculos de sol para proteger os olhos contra os raios ultravioletas, e não só porque vai olhar para o sol, mas para diminuir os raios que pode receber indiretamente.

Não utilizar óculos de natação

coisas_podem_deixar_cego_3

Principalmente durante o verão, muita gente recorre às piscinas para se refrescar. E na maior parte das vezes que resolve dar um mergulho na piscina, costuma usar óculos? Acredito que não. Pois saiba que deveria. Os produtos químicos encontrados na água da piscina podem prejudicar os olhos e provocar desde uma pequena irritação até uma cegueira temporária.

Ler com pouca luz (e usar o telemóvel no escuro)

coisas_podem_deixar_cego_4

Às vezes, estamos tão imersos num livro que simplesmente não podemos parar de ler. Quando percebemos já é meia-noite e todo o quarto está escuro. Mesmo assim, continuamos a ler. Ou, ainda, a insónia nos leva a pegar no telemóvel e navegar pela internet madrugada dentro. Sendo pouco iluminado, a leitura pode ser difícil porque os nossos olhos se esforçam mais para distinguir as palavras.

Quanto aos telemóveis, o caso parece ser mais extremo. Há diferentes estudos que apontam os smartphones como algo prejudicial para os olhos, causando olhos secos, dor de cabeça e visão fraca. Estudiosos alemães apontam que os telemóveis podem causar até mesmo cancro de olho. Como nenhum dos estudos é conclusivo, o melhor é ter cuidado e usar o menos possível.

Fumar

coisas_podem_deixar_cego_5

Juntamente com o grande número de doenças e problemas de saúde que o fumo causa, o tabagismo tem sido associado a 25% dos casos de degeneração macular. Para piorar a situação, fumantes passivos têm o dobro da probabilidade de ter esta doença. “Está bem estabelecida a relação entre a exposição continuada ao fumo do tabaco e a degenerescência macular, doença de Graves, catarata, glaucoma, uveíte e doenças da superfície ocular, levando à cegueira irreversível em muitos casos”, explicou a presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, Maria João Quadrado.

Coçar o olho

coisas_podem_deixar_cego_6

Coçar os olhos pode ser muito mau dependendo da frequência e da força com que se coça. Muitas vezes não nos damos conta, ou porque estamos cansados, ou porque esse é um movimento quase involuntário. Se esfrega os olhos com as mãos sujas, já está disposto a uma infecção ocular. Além disto, se esfregar pode produzir um dano permanente à cornea. Pode começar a desenvolver ceratocone e perder gradualmente a visão por um hábito tão banal.

Partilha com os teus amigos e familiares!

Partilhar:

Relacionados: