Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the really-simple-ssl domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/muitofixe/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/muitofixe/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114 Comer isto desta forma pode causar uma infecção gravíssima e até levar à morte! Evita ao máximo!
Estas três coisas que aqui descrevemos, como o ovo por exemplo, e a forma como são cozinhadas, são muito perigosas para a saúde, podendo até levar à morte. Conhece-as já, e evita-as a todo o custo, para te manteres longe das infecções que elas podem provocar.
O ovo é um dos alimentos mais consumidos no mundo. São usados na preparação de doces, salgados ou puros preparados de diferentes formas. Cada pessoa tem sua preferência: frito ou cozido com gema mole, frito ou cozido com gema dura, entre outros… Mas o facto é que muita gente desconhece que o famoso ovo de gema mole ou até mesmo pratos com claras em castelo podem causar uma infecção gravíssima.
Pode não acreditar, mas o maior “vilão” entre os alimentos de origem animal que podem causar doenças é o ovo! Quando mal cozido ou cru, pode transmitir uma bactéria chamada Salmonella Enteritidis, responsável por 50% das gastroenterites.
Uma pessoa que se infecta com a bactéria pode apresentar febre, cólicas abdominais e diarreia, de 12 a 72 horas após o consumo do alimento contaminado. A doença dura de 4 a 7 dias e quando a diarreia é severa, hospitalização e uso de antibióticos podem ser necessários, além de hidratação venosa e outros cuidados.
No entanto, se a bactéria atingir a corrente sanguínea, pode desenvolver um quadro de sepse e levar o paciente à morte. Crianças, pessoas com saúde frágil e idosos são mais sensíveis a essa bactéria. É um perigo consumir ovos mal cozidos ou crus, maioneses feitas com ovos crus, doces ou outros pratos feitos à base de claras ou gemas cruas.
Como reduzir os riscos
De acordo com a Food and Drug Administration, os ovos são mais seguros quando armazenados no frigorífico, pois evita-se a multiplicação das bactérias. Não devem ser guardados na porta, pois podem partir-se facilmente e contaminar outros alimentos.
Os ovos devem ser consumidos sempre bem cozidos ou fritos e imediatamente. O cozimento total dos ovos destrói as bactérias. Ovos com gema mole, mal cozidos ou mal fritos são de alto risco para se adquirir a doença. Não utilizar clara crua em coberturas de bolos, doces ou outros pratos que serão servidos sem cozimento prévio. Não utilizar gemas cruas no preparo de maioneses e outros alimentos que serão servidos sem cozimento prévio.
Como os ovos são contaminados
Estudos mostraram que a S. enteritidis infecta o ovo não somente através da casca partida, mas também silenciosamente os ovários da galinha tornando os seus ovos infectados antes mesmo de se formar a casca.
A grande maioria dos tipos de Salmonella vive no trato de animais e pássaros e é transmitida por alimentos de origem animal. Estudos realizados nos Estados Unidos e Europa mostram que um em cada 20 mil ovos pode estar contaminado, e em algumas de suas regiões, um em cada 10 mil ovos, o que aumenta o risco de se adquirir a doença. Análises de ovos feitas em laboratórios de saúde pública mostram que 1,6 ovos em cada 100 podem conter a bactéria, um risco 320 vezes maior.