Conheça os 9 monumentos mais bizarros do mundo!

Conheça os 9 monumentos mais bizarros do mundo!

11 Outubro, 2015 0 Por admin

Estátua de cabeça para baixo, monstro debaixo da ponte. Atrações inusitadas atraem milhares de turistas ao redor do globo. Confira! Os monumentos são normalmente elaborados para comemorar um fato, ou homenagear uma personalidade relevante para a história do país. Grande parte destas majestosas construções figuram entre os pontos turísticos mais famosos do planeta; seja por sua proporção grandiosa, seja pela representação histórica. Quem nunca sonhou em visitar a Estátua da Liberdade, em Nova York , a Torre Eiffel, ou o Big Ben, por exemplo?Contudo, há lugares que abrigam obras igualmente exuberantes, mas com propostas para lá de inusitadas. Algumas também comemoram episódios importantes para a história da região, mas são representadas de forma, no mínimo, curiosas.

Em uma pequena cidade dos Estados Unidos , por exemplo, uma estátua reverencia um besouro – animal que devastou a plantação do município há um século -, e que acabou dando origem a uma outra lucrativa atividade econômica local.Há também as construções que são erguidas como forma de protesto. Na Inglaterra, um artista colocou uma estátua de um tubarão no telhado de uma casa, para manifestar contra a tragédia nuclear de Nagasaki. No estado norte-americano do Texas, um grupo de pessoas elaborou uma escultura em formato de cocô, em represália a falta de educação dos vizinhos. Em comum, histórias peculiares que deram origem a pontos turísticos ainda mais diferentes.Confira, na galeria, os 10 monumentos mais bizarros do mundo.

AAfdfEYCarhenge, uma sátira do monumento britânico Stonehenge, possui obras com carros verdadeiros.

AAfdxLo

 

Monumento Boll Weevil (Alabama, Estados Unidos) – Uma estátua de uma mulher com os braços levantados, segurando um objeto. Nada incomum se o objeto que ela segurasse não fosse um… besouro, da espécie bicudo-do-algodoeiro. A inusitada atração fica localizada na pequena Enterprise, cidade que, no início do século 20, teve suas plantações de algodão – principal fonte de renda do município na época -, completamente destruídas por este animal. O fato é que, graças à praga, os agricultores passaram a se dedicar ao cultivo de amendoim. A mudança trouxe riqueza e diversidade económica para o município.

AAfdawO

Memorial do Renascimento (Bucareste, Romênia) – Localizado em uma das praças mais emblemáticas de Bucareste, o Memorial do Renascimento foi criado em 2005 para homenagear os mortos durante o regime comunista do século 20. A estrutura – um grande obelisco – seria comum, não fosse um pequeno detalhe central: uma coroa abstrata que é perfurada pelo pilar. O detalhe inusitado rendeu o apelido de “batata no espeto” ao monumento.

AAfdawT

Homem Pendurado (Praga, República Checa) – Não se assuste se um dia você estiver passeando pela capital de República Checa e deparar com um homem pendurado em um poste. Trata-se da escultura de nada menos que Sigmund Freud, um dos tchecos mais ilustres da história. A atração bizarra foi criada em 1996 para homenagear o pai da psicanálise.

AAfdq0c

The Headington Shark (Orxfort, Inglaterra) – A “The Headington Shark” é mais uma escultura que pode causar burburinho nos transeuntes. Elaborada pelo escultor John Buckley, a obra foi discretamente instalada durante uma noite do verão de 1986, como forma de protesto pelo 41º aniversário do bombardeio nuclear de Nagasaki. Não demorou muito para a atração cair nas graças dos moradores e turistas.

AAfdvc4

Cavalos Gigantes (Falkirk, Escócia) – Chamada de “The Kelpies” estas duas gigantescas esculturas medem, cada uma, cerca de 30 metros de altura, e pesam mais de 300 toneladas. Os imponentes monumentos – feitos pelo artista Andy Scott – homenageiam a cultura Celta. Segundo mitologia da antiga civilização, “Kelpies” é um espírito em forma de cavalo, que habita os rios da Escócia e atrai seres humanos para a morte. Os equínos são animais muito tradicionais no país.

AAfdszC

The Fremont Troll (Seattle, Estados Unidos) – Imagine passar por debaixo de uma ponte e encontrar uma estátua bizarra esmagando um fusca de verdade. A escultura impressionante é uma atração famosa da cidade de Seattle nos Estados Unidos. A criatura, construída em 1990, possui cerca de 5,5 metros de altura, tem barbas, mãos e olhos assustadores.

AAfdaxc

Charles La Trobe (Melbourne, Austrália) – Charles La Trobe foi um dos maiores ícones políticos da história da Austrália. O inglês foi vice-governador do país durante o século 19, e seus feitos são reconhecidos até hoje. O mais emblemático monumento em sua homenagem fica em Melbourne, na porta da Universidade La Trobe. A intenção do autor, ao colocar a obra de cabeça para baixo, é promover uma reflexão sobre a inversão de valores na sociedade.

AAfdaxiCarhenge (Nebrasca, Estados Unidos) – De longe até parece a Stonehenge – monumento rochoso pré-histórico de origem desconhecida, localizado no Reino Unido. De perto, um alinhamento incomum de carros. De fato, a Carhenge é uma sátira da atração britânica. Construída por Jim Reinders e sua família em 1987 para homenagear seu pai, a estrutura conta com veículos antigos verdadeiros, que são perfilados de forma similar ao Stonehenge.

AAfdq0t

Le Pouce (Paris, França) – Ao invés de visitar monumentos icônicos como a Torre Eiffel, o Louvre e a Catedral de Notre Dame, por que não visitar uma estátua de um … dedo. Menos conhecida que os cartões-postais de Paris, a “Le Pouce” (“O Polegar”, em português), é uma escultura feita por César Baldaccini localizada no bairro de La Défense. A obra tem 12 metros de altura, e pesa nada menos que 18 toneladas.

 

Partilhar:

Relacionados: