Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the really-simple-ssl domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/muitofixe/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/muitofixe/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114 Grão-de-bico ajuda a emagrecer e afasta a depressão! Mas não é só isso! Ele também...
Grande parte das pessoas ainda desconhece, mas este fantástico alimento também é benéfico para pessoas com diabetes, além de prevenir e tratar doenças do coração.
O grão-de-bico sempre esteve presente, principalmente, na culinária árabe, utilizado no preparo de diferentes pratos, frios e quentes, como saladas, sopas, pastas e patês ou, até mesmo, em doces, devido à sua versatilidade.
Parte da família das leguminosas, ele tem conquistando cada vez mais espaço nos cardápios portugueses. O grão-de-bico não é um dos alimentos mais baratos, mas seus benefícios compensam o investimento. Mais do que importantes qualidades culinárias, ele é nutritivo, rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B, além de ajudar no emagrecimento e também a manter longe a depressão.
Um estudo publicado no Journal of the American College of Nutrition mostrou que uma dieta feita com grão-de-bico é capaz de reduzir o colesterol total e o colesterol ruim (LDL). Os pesquisadores acreditam que o resultado esteja associado à presença dos ômegas-3 e 6, que estão relacionados à diminuição do índice de gorduras no sangue e à prevenção de doenças cardiovasculares, como infartes e AVC.
As fibras presentes nessa leguminosa são geralmente solúveis em água. Por isso, ele também colabora para o bom funcionamento do coração, pois diminui a absorção de açúcar, gordura e colesterol.
Rico em fibras, o grão-de-bico ajuda a regular o intestino e promove uma sensação de saciedade, já que auxilia no controle da fome e traz mais benefícios para a manutenção do peso. Por isso também pode ser consumido todos os dias.
Uma opção é combiná-lo com cereais integrais, como o arroz, pois fornece proteínas de extraordinária qualidade, praticamente livres de água e gorduras elevadas.
As grávidas também podem aproveitar muito um dos benefícios oferecidos, pois ele é rico em ácido fólico que previne problemas no feto.
Já para as pessoas com diabetes, os carboidratos presentes são digeridos e absorvidos lentamente, o que aumenta a glicose aos poucos e reduz o nível de açúcar no sangue.
O grão-de-bico também ajuda no humor. Ele afasta a depressão, pois aumenta a produção de serotonina, graças à alta taxa de triptofano, mesma substância que faz do chocolate uma ótima fonte de bem-estar.
Outro benefício a ser destacado é a presença das hormonas vegetais usadas na reposição hormonal. Essas substâncias são eficazes na prevenção da osteoporose e no combate a doenças do coração e cancro de cólon.
Além disso, o grão-de-bico pode aumentar a energia de uma pessoa, uma vez que é rico em ferro, um elemento integrante da hemoglobina, que transporta o oxigénio dos pulmões para todas as células do corpo e também faz parte dos principais sistemas enzimáticos para a produção de energia e do metabolismo.
Farinha de grão-de-bico
Ingredientes
500 g de grão-de-bico
Como fazer
Deixe o grão-de-bico de molho entre 8 e 12 horas, trocando a água algumas vezes, se possível.
Escorra e coloque os grãos numa assadeira.
Leve ao forno pre-aquecido a 180 C e asse por 40 minutos ou até dourar, mexendo de vez em quando para não queimar.
Deixe arrefecer e bata no liquidificador até ficar uma farinha.
Passe pela peneira e volte ao forno baixo por 15 minutos para secar totalmente (mexa a cada 5 minutos com uma espátula).
Espere arrefecer bem e guarde num frasco bem fechado.
Gostei do que li e, gostaria ser informada das vossas dicas