Lua rara acontece apenas a cada 150 anos

Lua rara acontece apenas a cada 150 anos

1 Fevereiro, 2018 0 Por Admin2

Apesar de vermos a lua todos os dias, nem sempre apreciamos a sua beleza.

Ela passa por muitas mudanças, para além das fases normais. E além disso, existem “luas” especiais que só acontecem de tempos em tempos. Este ano, pela primeira vez em 150 anos, uma lua rara e extraordinariamente linda irá surgir nos céus.

A lua incrível que aparecerá em breve foi chamada de Super Lua Azul de Sangue. É uma combinação de várias fases raras deste satélite. A última Super Lua Azul de Sangue apareceu em 1866. Em 2018, dia 31 de Janeiro, este fenómeno raro apareceu novamente.

A Super Lua Azul de Sangue é uma combinação de uma super lua, lua azul e lua de sangue. Embora já tenhas observado cada um destes fenómenos separadamente, nunca viste os três em simultâneo.

Super Lua

A super lua acontece quando a lua cheia está mais próxima da Terra em órbita. Isso resulta numa lua mais brilhante e de aparência maior. Isso acontece porque a órbita da lua não é um círculo perfeito, mas sim oval. Então, às vezes, ela está realmente mais perto da Terra.

Lua Azul

A lua azul real não é realmente uma ocorrência muito rara. Ela é a segunda lua cheia de um mês ou a terceira lua cheia em uma estação que tem quatro luas cheias. Isso ocorre aproximadamente uma vez a cada dois anos e meio.

Curiosamente, a lua azul não é realmente de cor azul. Seu nome advém do século XVI.

Lua de Sangue

A terceira e última lua que compõe a Super Lua Azul de Sangue é a lua sangrenta. Ela é realmente um eclipse lunar. Isso acontece quando a terra, o sol e a lua estão em perfeito alinhamento. Quando isso acontece, cada uma cobre um ao outro, um posicionamento único que faz com que a sombra da Terra bloqueie a luz do sol, que então se reflecte na lua.

Isso cria uma cor vermelha brilhante na superfície da lua que é visível da Terra.

Então, na noite de 31 de Janeiro ou 1 de Fevereiro, haverá uma Super Lua Azul de Sangue: a junção das três anteriores. A lua estará maior, mais brilhante e vermelha. Dependendo de onde moras, ela ocorrerá em momentos diferentes, e podes ou não visualizá-la na totalidade.

Veja aqui as horas mais adequadas para visualizares a Super Lua Azul de Sangue no teu país e cidade.

Partilhar:

Relacionados: