Tens o hábito de tirar a parte com bolor(mofo) e consumir o resto? Nunca mais o voltes a fazer!

Tens o hábito de tirar a parte com bolor(mofo) e consumir o resto? Nunca mais o voltes a fazer!

30 Setembro, 2016 0 Por admin3

Se és daquelas pessoas que tira a parte com bolor e consome o resto, é importante que saibas que estás a correr um grande risco! Isso é muito prejudicial para a tua saúde!

Bolor é uma coisa horrível. Além de ser algo asqueroso e recheado de fungos que começam a proliferar nos alimentos, também podem fazer muito mal à saúde.

pao_bolor_capa

Mesmo assim, algumas pessoas tem o hábito de reaproveitar estes alimentos. É comum que a parte embolorada, que não é nada discreta na hora de chamar à atenção, seja cortada, para que o resto da iguaria continue comestível.

Contudo, apesar de comum, fica a recomendação de que não façam mais isso, pois à volta dessa camada de mofo, existe uma outra camada embolorada que é invisível para os nossos olhos e que vai se desenvolvendo.

Pois é, se tem esse hábito, provavelmente comeu bolor durante toda a vida.

pao_bolor_1

De acordo com Nadine Shaw, especialista em informação técnica do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, “a maioria dos tipos de mofo são inofensivos, porém existem os perigosos. Alguns contem microtoxinas, que são substâncias venenosas e podem provocar reações alérgicas ou problemas respiratórios”, ressalta Nadine.

Essas microtoxinas podem crescer em muitos alimentos, como grãos, nozes e outros produtos naturais. E a situação pode agravar-se ainda mais em alimentos como o milho e o amendoim, onde o bolor tem a capacidade de gerar a substância aflatoxina, que está relacionada com o cancro.

Não brinque com a sua saúde. Há quem diga que não tem problema comer coisas com bolor, mas se o alimento estiver com bolor, não arrisque a consumi-lo.

Partilhar:

Relacionados: