Os primeiros sinais e sintomas de cancro de pulmão que não deves ignorar

Os primeiros sinais e sintomas de cancro de pulmão que não deves ignorar

22 Agosto, 2018 Não Por Admin2

O cancro do pulmão é o segundo cancro mais comum, e é a principal causa de morte por cancro, de acordo com a Sociedade Americana de Cancro.

Se pensas que os fumadores são os únicos que correm risco de cancro de pulmão, podes te surpreender ao saber que 20% das pessoas que morrem com cancro de pulmão, são pessoas que não fumam.

A Sociedade Americana do Cancro explica que a poluição do ar, o fumo passivo (quando ficamos perto de alguém que esta a fumar), gás radônio e agentes causadores de cancro, como amianto e escape de diesel, são todos os principais factores de risco para o cancro de pulmão.

A melhor defesa é saber os primeiros sinais e sintomas do cancro de pulmão. Quanto mais cedo chegares ao teu médico e quanto mais cedo o cancro for diagnosticado, maiores serão as chances de recuperação.

Continua lendo para aprenderes os primeiros sinais e sintomas do cancro de pulmão.

1. Doenças frequentes

Se notas-te um aumento na frequência de doenças como frio, gripe, bronquite ou pneumonia, deves conversar com o teu médico sobre as possíveis causas do teu sistema imunológico deprimido. Dr. Kelley diz que quando o cancro se instala no tecido pulmonar e nos tubos brônquios, os pulmões se tornam mais susceptíveis à doença.

2. Emagrecimento inexplicado

Se perdes-te o interesse nos alimentos ou se te sentes cheio rapidamente depois de começares a comer, o cancro de pulmão pode estar afectar o teu apetite.

3. Dor de dedo

Podes te surpreender ao saber que as pontas dos dedos espessas e dolorosas são um sintoma típico de cancro de pulmão. Isto é porque os tumores do pulmão liberam produtos químicos na corrente sanguínea que estimulam o crescimento dos ossos e tecidos nas pontas dos dedos e sob as unhas. Dr. Kelley recomenda que avises o teu médico sobre qualquer espessamento, inchaço nos dedos.

4. Dor no tronco

Se sentires uma dor persistente no peito, ombro, costas ou abdómen, podes estar com uma pressão directa de um tumor pulmonar. Segundo o Dr. Kelley, a dor no peito é um sintoma que afecta 1 em cada 4 pacientes com cancro de pulmão.

5. Voz rouca

Se a voz soa um pouco rouca ou sentes dor ao engolir ou falar, podes ter cancro de pulmão. Especialmente quando é acompanhado por uma tosse persistente, chiado ou tosse com sangue.

6. Falta de ar

Este é um sintoma comum nas mulheres que é muitas vezes diagnosticado como um efeito colateral de idade ou inactividade. Mas a falta de ar é um sinal de adenocarcinoma, a forma mais comum de cancro de pulmão nas mulheres.

7. Fraqueza nos membros superiores

Muito bem explica a fraqueza nos membros superiores, perda de coordenação e cãibras musculares são todos os sintomas da síndrome paraneoplásica, uma doença relacionada ao cancro de pulmão em que hormonas como substâncias são secretadas por tumores.

8. Crescimento do peito nos homens

Um sintoma menos falado em pacientes com cancro de pulmão do sexo masculino é a ampliação do peito ao redor e do mamilo. Dr. Kelley explica que este é um sintoma da síndrome paraneoplásica, causada pela libertação de hormonas, proteínas e outras substâncias na corrente sanguínea.

Partilhar:

Relacionados: